segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Meliponário Dendê

Desde 1989 criamos racionalmente abelhas nativas sem ferrão do Brasil, especialmente as espécies nativas da nossa região, como a uruçu verdadeira ou uruçu nordestina, a melipona scutellaris latreille, jataí (Tetragonisca Angustula), Iraí (Nannotrigona Testaceicornis), etc. Atualmente contamos com outras espécies oriundas de outras regiões, em fase de aclimatação e diversificação da variabilidade genética, mas nossa atenção especial é para a uruçu nordestina, cuja espécie possuímos muitas matrizes selecionadas geneticamente ao longo do tempo. A seleção foi pautada em critérios baseados nas características desejadas nos nossos enxames, tais como colméias que apresentem maiores potes de alimento com maior produção de mel por caixa/ano; maiores discos de cria tanto em quantidade como em diâmetro; enxames com maior vigor populacional, com maior poder de regeneração, refazendo-se rapidamente após as divisões. Os resultados são mais de 150 enxames matrizes, sendo todos fortes, produtivos, férteis, geneticamente sadios, sem problemas de endogamia, consangüinidade.

O Meliponário Dendê fica localizado no município de Esplanada-Bahia, distante cerca de 190 Km de Salvador, numa região conhecida como o Vale do Inhambupe.

No intuito de atingirmos os nossos objetivos, implantamos ações de conscientização das comunidades rurais vizinhas com foco na necessidade de preservação das espécies de abelhas sem ferrão, bem como os ecossistemas que compõem seu habitat. Esse trabalho visa promover um desenvolvimento sustentável dessas populações no campo, as quais podem ter como atividade principal, ou secundária, a meliponicultura racional, aumentando assim a renda familiar das comunidades envolvidas. Atualmente pretendemos expandir nossas ações de conscientização a outras regiões e, para tanto, buscamos parcerias com ONG’s e prefeituras de outros municípios interessados em incentivar a atividade no âmbito dos seus municípios.

Paralelamente, visando manter os custos da atividade, promovemos a venda de produtos oriundos dessa criação racional, como por exemplo, caixas racionais verticais modelo INPA, alimentadores artificiais externos, apostila-curso sobre criação, manejo e reprodução de abelhas nativas, mel orgânico, etc. Promovemos a venda em lotes, com preços acessíveis muito abaixo dos praticados no mercado, mas com entrega exclusivamente em mãos, aqui na sede do meliponário, após escolha e checagem do produto a ser adquirido.